A Associação Nacional dos Servidores da Polícia Federal em Santa Catarina, fundada em 05 de setembro de 1985, por cerca de 60 abnegados Servidores Públicos Federais da Polícia Federal, mais conhecida hoje como ANSEF/SC, é filiada à Associação Nacional dos Servidores da Polícia Federal - ANSEF, com sede em Brasília, Distrito Federal.

Em Santa Catarina atende a todos os Servidores do órgão policial federal, lotados na Superintendência - DPF/DCQ - DPF/XAP - DPF/LGE - DPF/JVE - DPF/ITJ e DPF/CRI.

É uma instituição de caráter social, recreativo, esportivo e assistencial, sem fins econômicos, tendo sede administrativa própria em Florianópolis/SC; e é reconhecida de Utilidade Pública pela Lei Estadual nº 7.083, de 15 de outubro de 1987.

A entidade é responsável por congregar, representar e promover a defesa dos direitos e interesses dos associados. Prestando assistência aos associados e aos seus dependentes,promovendo a divulgação de temas de interesse da categoria, como questões profissionais e a participação em eventos que permitem aperfeiçoar o sistema de segurança pública no Estado Catarinense.

Busca melhorar a qualidade de vida dos seus associados, firmando parcerias e convênios juntoao empresariado catarinense, integrando sobretudo a Família Policial Federal com a sociedade.