O mês de abril marca uma data importante na história da Polícia Federal: os 50 anos da posse da primeira turma de agentes do órgão, aprovada por meio de concurso público.
Para celebrar o legado desses colegas, que tiveram papel fundamental na trajetória da instituição, os policiais federais que integraram a turma pioneira se reencontraram no dia 22 de abril, na sede da Associação dos Policiais Federais do Rio Grande do Sul (APOFESUL).
Ao todo, estiveram presentes 48 alunos da Turma Sangue Novo, vindos de Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, São Paulo, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis e de cidades do interior Rio Grande do Sul, além de Porto Alegre.
Os 71 integrantes da Turma Sangue Novo, que já faleceram, tiveram seus nomes lembrados em um momento de reverência dos colegas.
HOMENAGENS
Além da homenagem aos pioneiros, o diretor da Academia Nacional de Polícia entre
1970 e 1973, Caio Marcionilio Fonseca Brasil, e o professor Lúcio Jaime Acosta, estiveram presentes no evento e receberam o reconhecimento da turma, assim como os professores João Batista Campelo, Nelson Marabuto Domingues e Paulo Nasi Brum, os colegas da Turma de Agentes Auxiliares, representados por Roberto Maturino Rio Branco, e os colegas da Segunda Turma de Agentes de Polícia Federal, representados por Fernando Cristoph D’Andrea.
HISTÓRIA
O I Curso de Formação de Agente de Polícia Federal ocorreu de setembro a dezembro de 1972 e foi concluído por 280 policiais, que tomaram posse em 03 de abril de 1973.
Para ingresso na carreira, na época, havia a exigência dos cursos “Clássico” ou “Científico”, que correspondem atualmente ao Ensino Médio. A prova exigia conhecimentos em Língua Portuguesa e Conhecimentos Gerais, e, para os aprovados, teste psicotécnico, prova física e exame médico.
A Academia Nacional de Polícia funcionava no Setor Policial Sul de Brasília/DF, onde hoje está Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Os alojamentos da ANP só ficaram prontos para o II Curso de Formação de APF, fazendo com que os alunos buscassem pensões e hospedagem na região.
O primeiro concurso para Agentes de Polícia Federal teve 600 aprovados. Os 280 policiais da primeira turma assumiram em abril de 1973. Meses depois, foi empossada a segunda turma de agentes, que comemora seu cinquentenário em outubro.
Comments are closed.