Em alusão à Campanha Setembro Amarelo, dedicada à valorização da vida e à prevenção do suicídio, a Superintendência Regional da Polícia Federal em Santa Catarina promoveu, antecipadamente entre os dias 18 e 22 de agosto, o Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio (CATS). A iniciativa teve como objetivo capacitar servidores e parceiros para atuação qualificada em situações de crise, especialmente aquelas envolvendo risco à vida.
O curso foi realizado nas dependências da SR/SC, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, e ministrado pelo Tenente-Coronel Edir Paixão e pelo Sargento Henrique Amorim, profissionais com ampla experiência na área e atuação internacional. Esta foi a 57ª edição do curso e a primeira realizada em uma unidade da Polícia Federal, resultado de um esforço institucional da Superintendência Regional em trazer essa capacitação inédita para o estado de Santa Catarina.
A capacitação abordou aspectos teóricos e práticos sobre o comportamento humano em situações extremas, com foco na prevenção, intervenção e pósvenção em casos de tentativa de suicídio.
Participaram da atividade servidores da PF de diversas unidades (SR/SC, DPF/IJI, SR/AL, SR/ES, SR/MG, DPF/RGE/RS, DITEC, DLOG, DIREX), além de representantes de outras instituições, como Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Polícia Científica, Polícia Judiciária, Guarda Municipal de Florianópolis e do Centro de Valorização da Vida.
A ação foi organizada pelo Serviço Social, equipe do Rosa dos Ventos e Unidade de Gestão Estratégica e Inovação da SR/SC, com apoio da ANSEF/SC.
Na semana do curso, foi realizada ainda a palestra “Comportamento humano em situações de crise: possibilidades de ação”, transmitida ao vivo para todo o efetivo. A gravação está disponível para acesso interno no seguinte link: https://drive.google.com/file/d/1E7Go8ETfz4Nv_VX3sC7P9ZeiRAd21DUb/view?usp=sharing
Comments are closed.